Close
5 momentos marcantes da Semana de Alta-Costura de Paris

5 momentos marcantes da Semana de Alta-Costura de Paris

No último domingo (02.07) começou a Semana da Alta Costura de Paris, uma das datas mais importantes no calendário da moda. Para ser uma grife que desfila durante esses dias, é necessário ter um ateliê próprio em Paris, fazer roupas sob medida para seus clientes, passar por provas e análises da Federação Francesa de Alta-Costura e, por fim, fazer parte da Chambre Syndicale de la Haute Couture. Atualmente 15 marcas preenchem tais requisitos e algumas são convidadas a participar do evento. O VP traz hoje uma curadoria de tudo que aconteceu de mais relevante durante essa semana:

1 – Chanel e a segunda Torre Eiffel de Paris

Os desfiles da Chanel sempre surpreendem não só pelas roupas, mas também pela criatividade na passarela e na estrutura. Como exemplos, temos o desfile de 2011 em que o cenário era o banquete no palácio do marajá, em 2016 no qual Cris Herman desfilou com uma cabeça de robô e também o desfile protesto em que modelos foram à passarela levantando cartazes pedindo pelo direito das mulheres, dos LGBTs e pela proteção do meio ambiente. Agora Karl Lagerfeld inovou ao colocar uma Torre Eiffel para dentro do Grand Palais. Ou seja, Paris teve duas torres no dia 04/07.

Créditos: Shilpa Ahuja

2 – A exposição de 70 anos da Dior

O Museu de Artes Decorativas de Paris recebeu a exposição dos 70 anos da Dior no dia 05/07. São mais de 300 peças clássicas da grifes expostas, contando também com fotografias, croquis e objetos de arte. A exposição também fala sobre os estilistas que tomaram frente da marca após Christian Dior, sendo eles Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e Maria Grazia Chiuri, sendo Maria a atual responsável pela marca e pelo desfile na Semana de Alta-Costura desse ano, que fora o mesmo foco da exposição, também teve como inspiração as mulheres que viajam pelos quatro cantos do mundo.

Créditos: FFW

3 – Rodarte e o tule no jardim de um hospital

O debut da marca americana Rodate na Semana de Alta-Costura foi no jardim de um hospital do século 16. O desfile encantou a crítica pela sensibilidade, delicadeza e o uso de muito tule, transparência e tons doces e pastéis nas produções. A inspiração da coleção foi o filme Três Mulheres, de Robert Altman.

Créditos: Elle Brasil

4 – Elie Saab e Game of Thrones

Elie Saab é uma das convidadas especiais da Semana de Alta-Costura. A estilista não tem ateliê em Paris, mas desfilou sua coleção inspirada no universo medieval de Game of Thrones. E por mais que a série, que está indo para sua sétima temporada, seja sangrenta, as criações de Elie apresentaram veludos, plumas, peles e muito ouro e coroas (remetendo a era feudal). O desfecho foi com uma noiva inteira de dourado e outras duas modelos levando sua calda. O desfile completo você pode conferir aqui.

Créditos: FF Channel

5 – Noivas da Alta-Costura

E já que falamos em noivas, difícil não citar algumas das noivas que desfilaram durante a semana. O destaque fica para noiva de Jean Paul Gaultier, sendo uma delas apresentada em um vestido todo vermelho e a outra, representada por Coco Rocha, usando um macacão dourado, sobreposto por um vestido branco de tule com mangas exageradas e, como toque final, pedalando uma bicicleta. A Rodarte, citada anteriormente, apresentou uma noiva cheia de tule e transparências, acompanhada de uma bota de cowboy. A noiva da Chanel foi a modelo francesa Camille Hure, de 19 anos, que fechou o desfile da grife com uma maquiagem de arco-íris nos olhos e um vestido longo e rodado, também acompanhado de uma bota pesada. Já a noiva de Ronald van der Kemp desfilou com um vestido mullet, com rendas na barra e um laço chamativo.

A noiva de Jean Paul Gaultier
A noiva da Rodarte
A noiva da Chanel
A noiva de Ronald van der Kemp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close