Close
Jaime Lerner, Curitiba e o 11° Colóquio de Moda

Jaime Lerner, Curitiba e o 11° Colóquio de Moda

Com o tema “Mergulhe no Mundo da Moda”, a Universidade Positivo, em Curitiba (PR), recebeu ontem (02) o primeiro dia da 8° edição internacional do 11° Colóquio de Moda. Quem fez a abertura oficial do evento foi o político, arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

Responsável por falar sobre moda e acupuntura urbana, assim que subiu no palco, Jaime confessou que sabia pouco sobre o primeiro assunto e que foi aconselhado a falar somente sobre o que sabia, por isso seu foco não foi tanto a moda.

Durante uma hora, o arquiteto falou sobre o futuro da formação da cidade nos quesitos moradia, trabalho e mobilidade. Jaime apresentou Curitiba como cidade modelo, comparou e igualou o sistema de metrô de Nova York com o de ônibus de Curitiba.

Ao falar sobre acupuntura, Lerner simplesmente descreveu esse ato como “gestos” e deu exemplos próximos de nós, afirmou que o MON (Museu Oscar Niemeyer) nada mais era do que uma acupuntura. O Parque da Bossa Nova, no Rio, também.

Foto: Elizabet Letielas
Foto: Elizabet Letielas

Mas afinal, assim como todos no auditório, você deve estar se perguntando: o que tudo isso tem haver com moda? Foi nesse momento que Jaime se retirou por um minuto do palco e deixou todos da platéia refletindo.

A verdade é que o mais próximo que ele chegou da moda foi uma exposição em Londres, que comparava vestidos com grandes edifícios, algo que certamente agradou o urbanista que ainda arriscou citar Balenciaga: “Não acrescente detalhes inúteis a um vestido.” Jaime fez o que pôde para relacionar moda com o que ele mais sabe fazer. De forma divertida, ele apontou os vestidos da exposição que, para ele, eram bonitos ou não. E terminou a palestra com a mesma frase que começou: “A moda é aquilo que muda, que antecipa um pensamento.”

Sobre o colóquio de moda:
O Colóquio de Moda discute a moda atual e seu futuro. O congresso envolve alunos, professores e pesquisadores não só da área da moda, mas de outras disciplinas como jornalismo, história, psicologia, publicidade entre outros. Sua 8° edição internacional acontece entre os dias 02 e 05 na Universidade Positivo.
Para conferir a programação acesse: http://www.coloquiomoda.com.br/grade.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close